Fundado em 2010, o Instagram se tornou mundialmente popular. Aliás, essa rede social alcançou 1 bilhão de usuários ativos em 2018. Ao perceberem seu grande alcance, pessoas e empresas resolveram usar o Instagram como fonte de renda. Contudo, para que essa ideia funcione, é necessário aplicar algumas estratégias.
Normalmente, a estratégia mais básica para usar o Instagram profissionalmente é criar uma conta comercial. Dessa forma, será possível usar funções da plataforma que a conta padrão não permite.
Além de abordar a conta comercial, este texto mostrará outros modos de ganhar dinheiro no Instagram. Assim, você saberá como usar essa plataforma profissionalmente. Leia este texto e saiba como ter uma conta comercial no Instagram.
Importância da conta comercial
Para ganhar dinheiro no Instagram, não é bom ter um perfil pessoal. Na verdade, a melhor opção é criar um perfil comercial na plataforma, pois ele apresenta recursos que o perfil pessoal não tem. Ao montar uma conta comercial, os seguintes recursos estarão disponíveis:
1) Saber quantas pessoas observaram seu post;
2) Verificar o engajamento de seu post;
3) Conhecer o número de pessoas que entraram em seu perfil;
4) Contar o número de cliques em suas postagens e links;
5) Fazer anúncios.
Como criar uma conta comercial
O objetivo da conta comercial no instagram é mostrar ao adm diversas informações relevantes. Assim, é possível compreender melhor o público da página e avaliar quais postagens tiveram êxito.
Para criar uma conta comercial no instagram, você pode fazer uma nova conta ou converter o perfil pessoal em comercial. Para isso, veja os passos abaixo:
1) Entre nas configurações do seu Instagram;
2) Selecione a opção “Alternar para perfil comercial”;
3) Se tiver, sincronize sua página do Instagram com sua página do Facebook. Entretanto, é preciso ter uma página do Facebook atrelada apenas ao seu negócio;
4) Por último, vá na guia “Configurar perfil comercial” e informe os dados de sua empresa.
Poste um conteúdo de qualidade
Obviamente, para ganhar dinheiro no Instagram, é preciso fazer outras coisas além do perfil comercial. Primeiramente, suas postagens precisam de muitas visualizações. Dessa forma, mais pessoas conhecerão o conteúdo de seu perfil. A lógica é simples: se ninguém vê o que você posta, dificilmente você ganhará dinheiro com o Instagram.
Nesse caso, uma boa ideia seria comprar visualizações no reels. Assim, o seu conteúdo seria mostrado para mais gente, o que valorizaria muito a sua página. Contudo, é preciso que seu conteúdo tenha qualidade, senão, as pessoas que acessarem seu perfil o deixarão em seguida.
Em suma, seu conteúdo deve ter relevância para seu público alvo. Dessa forma, haverá um engajamento maior em seus posts e ficará mais fácil obter relevância. Lembre-se: sem relevância em seu conteúdo, ficará impossível utilizar o Instagram como fonte de renda.
Use boas hashtags
Como foi dito anteriormente, para ganhar dinheiro no Instagram, é importante que sua página seja vista. Por exemplo, vamos supor que você venda algo em seu perfil. Por mais que seu produto seja excelente, se ninguém conhecer a sua página, não haverá como efetuar vendas. Portanto, é muito importante ganhar visualizações em seus posts.
Para que uma página seja vista no Instagram, é importante que haja meios onde seja possível encontrá-la. É nesse momento que surgem as famosas hashtags.
As hashtags têm como função direcionar o tema de um post. Ao usar as hashtags certas, você pode elevar a busca por um determinado post. Dessa forma, o engajamento da página ficará mais elevado. As hashtags funcionam como palavras-chave, ou seja, elas elevam a busca pela sua página. Por isso, é fundamental utilizá-las de modo coerente.
Por exemplo, não adianta nada fazer um post sobre o tema “namoro” e utilizar hashtags sobre o tema “PS4”. Em suma, uma hashtag só terá valor em um post se ela realmente estiver atrelada ao seu conteúdo. Do contrário, ela não terá nenhuma utilidade.
A seguir, conheça algumas instruções para escolher boas hashtags:
Monte a hashtag da maneira certa
Ao utilizar uma hashtag em seu post, nunca use espaços ou caracteres especiais (*, $, %). No entanto, se quiser, você pode usar números. Para montar uma hashtag adequada, veja os exemplos abaixo:
- Hashtag correta: #poesiadeamor;
- Hashtags erradas: #poesia%deamor, #poesia de amor.
Não exagere nas hashtags
Encher suas postagens de hashtags não aumentará suas buscas. Aliás, a procura por seus posts pode diminuir devido ao excesso. De acordo com o próprio Instagram, a quantidade ideal para cada post varia entre uma e cinco hashtags. Acima disso, a postagem será muito prejudicada.
Nesse tipo de situação, publicação é punida com um shadowban, algo bem complicado de resolver. Por isso, o ideal é selecionar boas hashtags e reduzir a quantidade de cada post. Assim, será possível aumentar as buscas do post sem prejudicá-lo.
Facebook Ads e Instagram Ads
Um bom modo de elevar o crescimento de um perfil é criar anúncios pagos. Normalmente, uma boa ferramenta para isso é o Facebook Ads. Nessa plataforma, é possível criar anúncios no Facebook e enviá-los para quem ainda não te segue. Dessa forma, mais pessoas terão acesso ao seu perfil e conhecerão o seu conteúdo.
Além do Facebook Ads, você também pode fazer anúncios no Instagram Ads, cujo funcionamento é o mesmo de seu “gêmeo” do Facebook. Basicamente, o objetivo de ambos é fazer a mesma coisa, difundir anúncios pagos dentro de suas respectivas plataformas.
Quando bem aplicados, os anúncios pagos tendem a trazer novos seguidores para a página. Entretanto, esse tipo de estratégia só é eficiente se o perfil tiver um bom conteúdo. Do contrário, as pessoas até olharão a página, porém, perderão o interesse e dificilmente voltarão.
É bom ressaltar que, cada anúncio do Facebook Ads representa um custo financeiro. Aliás, esse custo também existe no Instagram Ads. Por isso, antes de investir em anúncios pagos, é necessário criar uma boa estratégia de marketing. Afinal, se os anúncios não derem resultados, haverá um grande prejuízo financeiro.
Venda um produto digital
Outro bom meio de ganhar dinheiro no Instagram é vender produtos digitais. Aliás, como esse trabalho não exige muito investimento financeiro, é mais simples de começar. A vantagem de vender infoprodutos é o fato do “estoque” ser infinito. Além disso, não há qualquer preocupação com logística e afins.
A venda de infoprodutos se baseia em duas coisas: escolher um tema que você conhece e investir tempo na criação de seus produtos. Nesse caso, é possível vender audiobooks, e-books, planilhas no Excel, entre outros.
Além disso, o Instagram pode ser usado para vender e divulgar seus produtos. Inclusive, é possível falar diretamente com seus clientes por meio dos comentários e do direct. Dessa forma, você pode criar uma relação mais forte com eles.
Tenha uma bio profissional
Além do perfil comercial, também é importante ter uma bio profissional. Nesse espaço, é possível colocar links atrelados ao seu site e aos seus canais de mídia.
No entanto, para uma bio realmente ficar profissional, é interessante usar algum programa que possa ajudar. Por exemplo, o site Apptuts.bio possibilita que vários links sejam agrupados em um só. Assim, fica mais fácil divulgar várias páginas no Instagram e em outras redes sociais. Inclusive, esse recurso é muito interessante para divulgar vídeos, pixels do Facebook ou algum formulário. Basicamente, uma bio profissional deve resumir todo o conteúdo de sua página. Assim, seus seguidores saberão logo de cara o que irão encontrar.