O esporte tornou-se uma poderosa indústria que engloba os campos do trabalho, pessoal e do entretenimento, oferecendo oportunidades interessantes de empreender a partir do grande número de atividades esportivas que são praticadas hoje. Por isso, abrir uma loja fitness se torna uma alternativa de negócio lucrativa. Que, por sua vez, tem uma enorme capacidade de expandir o mercado para outros setores da economia.
Se você tem interesse em abrir uma loja esportiva para atender a demanda desse mercado em crescimento, anote as informações a seguir. Vamos explicar os aspectos mais importantes a ter em conta para começar com este negócio.
1. Nicho de mercado e produtos
Uma loja fitness é um negócio dinâmico que pode ter muito sucesso seja em uma loja local ou online. O ideal é combinar as duas modalidades e assim abranger um maior número de potenciais clientes. Esse tipo de negócio vende produtos de alta demanda e a variedade é infinita, os que você irá incluir no catálogo da sua loja dependerão do orçamento e dos objetivos do negócio.
Portanto, você pode começar focando em um nicho de mercado específico e construir um catálogo relacionado a uma ou duas modalidades esportivas. Por exemplo, futebol, basquete, natação ou ciclismo. Depois, à medida que o negócio se consolidar, expandir a oferta e abranger outros mercados. Você também pode optar por cobrir todos os esportes, ou pelo menos os mais populares, e vender os itens mais pedidos deles.
2. Plano de negócios
Para abrir uma loja fitness, é necessário elaborar um plano de negócios que defina os objetivos da empresa e as ações para alcançá-los. Este documento deve ser simples e detalhado, e servirá de guia para gerenciar e realizar a ideia.
3. Procedimentos legais
Você deve atender a uma série de requisitos legais para abrir uma loja de esportes. Estes correspondem aos procedimentos e licenças relacionados com o registo e criação de novas empresas e normalmente variam de acordo com o país e a legislação.
4. Fornecedores
Encontrar fornecedores para uma loja de artigos esportivos é uma tarefa fundamental da qual dependerá a variedade e qualidade do seu catálogo de produtos. Por isso, é necessário que você faça uma busca minuciosa de possíveis negócios que possam abastecer sua loja.
5. Localização
Essa é uma das etapas mais importantes no processo de criação de uma loja de esportes, pois a localização influencia muito no sucesso do negócio. Por esse motivo, você deve escolher um local que seja popular entre seu público-alvo. Por exemplo, academias, academias de ginástica, campos esportivos e quadras. Além disso, certifique-se de que seja de fácil acesso por diversos meios, tenha segurança e esteja próximo a shoppings, bancos e estacionamentos.
6. Orçamento para abrir uma loja de esportes
Você provavelmente está se perguntando quanto custa abrir uma loja de esportes. Pois bem, o orçamento de investimento é determinado por diversos fatores como o tamanho das instalações, o nicho de mercado, o estoque inicial, a localização, entre outros. Por isso, é fundamental que desde o início você tenha clareza sobre que tipo de negócio deseja realizar, a fim de planejar corretamente o orçamento.
É lucrativo abrir uma loja de esportes?
A maioria dos esportes são atividades universais, então este é um negócio que funciona em qualquer lugar do mundo. Todos os dias, centenas de pessoas praticam um esporte, seja profissionalmente ou como hobby, graças à diversidade de disciplinas disponíveis. Além disso, o fato de serem praticados durante todo o ano garante um volume de vendas constante ao longo dos doze meses.
Portanto, os negócios esportivos movimentam grandes quantias de dinheiro e também empregam milhões de pessoas. Montar uma loja de esportes é uma ideia de negócio lucrativa e com grande potencial de crescimento.
Por outro lado, se administrado corretamente, o investimento pode ser recuperado em pouco tempo. Além disso, a principal vantagem dos produtos esportivos é que a maioria deles possui grande durabilidade e resistência. Portanto, se o estoque inicial for comprado, é viável vendê-lo mesmo fora de época. Isso reduz as perdas em comparação com outros tipos de negócios.
Palavras finais
O número de pessoas que praticam esportes para melhorar sua condição física e ser mais saudáveis está aumentando. O que contribui para o crescimento e rentabilidade da indústria no setor. Portanto, não há dúvidas de que abrir uma loja fitness se torna uma das opções mais viáveis para fazer parte desse mercado tão forte.
Esperamos que com este guia você possa dar o primeiro passo em direção ao empreendedorismo e iniciar seu processo de consolidação de um projeto. Boa sorte!