Como fazer vídeos de viagem para o YouTube (e expandir seu canal)

Canal no Youtube de viagens
Canal no Youtube de viagens

“ Sinto que estou viajando com você quando assisto seus vídeos .” – Um comentário em um dos meus vídeos do YouTube.

E, de fato, muitos dos e-mails e mensagens do Facebook que recebo hoje em dia começam com algo como: “Ei, eu vi seus vídeos…”

Por que eu compartilhei isso?

Ele demonstra o poder que você tem com os vídeos e o potencial que você tem para se conectar com seu público.

Neste post, vou compartilhar com você um guia passo a passo sobre como fazer vídeos de viagem para o YouTube (e, dependendo do seu objetivo, mostrarei como aumentar seu canal e seus inscritos com técnicas orgânicas que vão muito além da compra por inscritos em sites que vendem likes, visualizações como o redessociaisbr.com- Confira Aqui ) .

Por que os vídeos são importantes?

Aviso: Este guia é longo e extenso (e eu compartilho muitas das coisas que fiz para crescer meu canal no YouTube), então se você estiver interessado em aprender a fazer vídeos de viagem (ou qualquer vídeo) para o YouTube , gostaria de incentivá-lo a ler tudo isso. E se você tiver uma pergunta, deixe um comentário na parte inferior.

A razão pela qual os vídeos são tão importantes é porque eles são incrivelmente envolventes e oferecem uma experiência sensorial completa que inclui movimento visual, som, história e personalidade.

Eu sempre adorei tirar fotos de comida e blogar sobre isso, mas continuei pensando comigo mesmo que tinha que haver uma maneira melhor de mostrar a atmosfera de comer e a emoção de saborear uma comida deliciosa.

Foi em algum momento de 2011 que me ocorreu:

Eu precisava começar a fazer vídeos de viagem e gastronomia e postá-los no meu canal do YouTube .

Nesse dia me comprometi a aprender a fazer vídeos de viagem (principalmente focados em comida), e como otimizar o SEO de vídeo no YouTube (que não é apenas a maior plataforma de sites de vídeo , mas também o segundo maior buscador do mundo).

Quando comecei a fazer vídeo, eu não tinha experiência e tinha pouca ideia do que estava fazendo (e eu só tinha uma pequena câmera de apontar e disparar). Hoje, meu canal do YouTube é minha principal fonte de ganhar dinheiro  e obter tráfego.

O ponto de dizer isso é:

Os vídeos têm um potencial enorme. E mesmo que você não tenha experiência e não tenha ideia do que está fazendo, ainda pode começar hoje (e este guia o guiará pelos primeiros passos).

Como fazer vídeos de viagem para o YouTube

Uma das melhores coisas de fazer vídeos de viagem é que você é o produtor e pode decidir o que quer fazer, como quer filmar sua história e não precisa deixar ninguém aprovar seu vídeo antes você publica.

Esta primeira seção abordará uma fórmula rápida de como fazer vídeos de viagem e, em seguida, aprofundaremos cada um desses tópicos abaixo.

4 Passos Básicos:

  1. Defina sua história : De acordo com a Harvard Business Review , nossos cérebros naturalmente amam histórias e são atraídos a segui-las. Pense na história que você vai compartilhar em seu vídeo.
  2. Filme seu vídeo : Depois de ter sua história, é hora de começar a filmar seu vídeo. Eu recomendaria obter muitas fotos detalhadas de close-up e fotos longas e amplas. E obtenha algumas fotos extras para pós-edição também.
  3. Edite seu vídeo : Editar seu vídeo é o processo de pegar os clipes brutos que você filmou e transformá-los em uma história fluida, onde você pode cortar partes que não precisa e manter tudo em sequência. Editar um vídeo é como fazer um quebra-cabeça, você consegue encaixar tudo.
  4. Publique e promova : depois de criar seu vídeo, é hora de carregá-lo no YouTube ou em qualquer outro lugar de sua escolha e otimizá-lo e promovê-lo para que você possa compartilhar sua história de vídeo com outras pessoas.

Agora, vamos entrar em alguns detalhes sérios.

Ideias de vídeos de viagem

Ideias de vídeos de viagem

Antes de começar a fazer vídeos de viagem, talvez você queira pensar nos tipos de vídeos de viagem que deseja criar.

Às vezes, porém, ajuda começar a fazer vídeos primeiro. Então, depois de fazer algumas experiências, você poderá restringir os tipos de vídeos que gosta de fazer e que são mais eficazes para o que está fazendo.

Tipos de vídeos

  • Vlogs de viagem : Vlogs, ou blogs de vídeo, são o equivalente em vídeo de uma postagem de blog. Os vlogs de viagem são tipicamente muito pessoais, bastante naturais, focados na realidade e, na maioria das vezes, não precisam ser perfeitamente editados ou filmados (geralmente são filmados por você mesmo, no estilo selfie). De acordo com a BBC , uma chave para os principais vloggers é que eles constroem confiança com seu público. Os vlogs são um dos meus métodos preferidos de fazer vídeos de viagem porque não têm pressão e são feitos para serem naturais. Além de mostrar personalidade, em meus vlogs procuro dar dicas úteis, como onde ficar e restaurantes para comer.
  • Vídeos de guia de viagem : Fazer um vídeo de destino de guia de viagem pode ser algo como um “Guia para visitar Delhi” ou “ 25 coisas para fazer em Tóquio ”. Estes são exemplos de vídeos de viagem que não são apenas atualizações pessoais, mas são projetados para inspirar ou ajudar as pessoas a viajar. Além disso, esses tipos de vídeos de destino podem ser otimizados para mecanismos de pesquisa (na pesquisa do YouTube ou na pesquisa do Google) para que continuem sendo visualizados. Os vídeos de viagem de destino podem exigir algum planejamento, muitas filmagens e muita edição. Mas os resultados que vi nesses vídeos no estilo pilar podem ser enormes.
  • Vídeos de nicho : Quando comecei a fazer vídeos de viagem para o YouTube, eu realmente não tinha foco ou história, e apenas enviei alguns vídeos e esperei para ver o que aconteceria. No entanto, minha paixão são as viagens gastronômicas e, por isso, quando comecei a focar no meu nicho, decidi fazer a maioria dos meus vídeos focados na alimentação (que geralmente faz parte das viagens). Escolha o nicho pelo qual você é apaixonado e faça vídeos girando em torno de sua paixão.
  • Vídeos explicativos ou de marketing : como os vídeos são tão envolventes, eles podem ser extremamente eficazes para marketing e promoções. Sua página “ Sobre ” em seu blog de viagens é provavelmente uma das páginas mais visualizadas em seu site, então por que não fazer um vídeo “ Sobre mim ”. Colocar um rosto, voz e personalidade por trás de um blog imediatamente o torna mais confiável, pessoal e credível.

Existem muitos tipos de possibilidades de vídeos de viagem e estes são apenas alguns para fazer suas ideias fluírem.

Mas a MELHOR maneira de descobrir que tipo de vídeos de viagem você quer começar a fazer é começar a filmar e publicar e ver o que funciona e o que você gosta.

Qual é a coisa mais importante sobre um vídeo?

Canal de Viagens e Musica com Leki , um dos maiores vloggers do YouTube, sempre disse que “história” é o componente mais importante de QUALQUER vídeo.

Eu concordo plenamente.

Você já assistiu a um daqueles vídeos de cenário surpreendentemente filmados com as lindas imagens e música de fundo? Depois de cerca de um minuto assistindo, talvez você tenha se entediado e tenha ido para o próximo vídeo. É inspirador, mas não é uma história.

Por outro lado, você assistiu a um vídeo em que alguém está explicando algo ou compartilhando algo, que mantém você envolvido e assistindo, e orienta você através de uma história. E de repente você não sabe para onde foram 10 minutos.

Pense em uma história para cada vídeo que você fizer.

Você será o rosto do seu vídeo?

A meu ver, existem em geral apenas 2 tipos diferentes de vídeos de viagem:

  1. Você está no vídeo
  2. Você não está no vídeo

Eu vou te dizer isso:

Se os espectadores puderem ver seu rosto e sentir sua personalidade, eles se conectarão instantaneamente muito melhor com você do que se não virem seu rosto.

Não estou dizendo que você precisa ser a parte principal do seu vídeo, mas o que acho que funciona melhor é uma mistura de estar na câmera e sobrepor videoclipes para explicar do que você está falando.

Eu estava nervoso e me senti estranho na primeira vez que decidi fazer um vídeo de comida na câmera. Falar na frente da câmera, mesmo se você estiver filmando, pode ser uma coisa assustadora. Mas estou aqui para lhe dizer que, assim como a maioria das coisas que você pratica, você fica melhor e mais confortável nisso.

Se você optar por não estar na câmera, sempre poderá editar seus vídeos e adicionar narrações ou adicionar música aos seus vídeos de viagem.

Câmeras de vídeo e equipamentos

equipamentos

Câmeras e equipamentos são, obviamente, essenciais para fazer vídeos. Mas, ao mesmo tempo, se você não tem um plano ou uma história, eles não valem muito.

A qualidade do vídeo é importante, mas, ao mesmo tempo, eu o encorajo a fazer vídeos, mesmo se você achar que seu equipamento não é bom o suficiente. Você pode gravar ótimos vídeos hoje em dia com câmeras point and shoot, ou até mesmo telefones.

Comecei com uma câmera point and shoot (acho que era de 4,3 megapixels), e antigamente também usava uma Canon 70D para filmar meus vídeos (a Canon 80D é a versão atualizada e uma ótima câmera). É uma ótima câmera porque possui um foco automático maravilhoso para que você possa se filmar facilmente. Mas é uma câmera bem grande e volumosa.

A partir de meados de 2015, mudei para uma câmera mirrorless muito menor e mais fácil de usar, e fiquei muito feliz com a qualidade da imagem.

Câmera de vídeo que uso:

  • LUMIX GX8 : Esta é a câmera principal que uso para filmar todos os meus vídeos atuais. Amei a qualidade e o tamanho. A única coisa que não gosto é que tenho que usar um plugue conversor de áudio para o microfone.
  • Lente LUMIX 12 – 35 mm : Eu uso essa lente junto com a GX8 para filmar quase todos os meus vídeos. Tem um bom alcance e profundidade de campo.
  • RODE Video Mic Pro : O áudio é uma grande parte do vídeo, e o RODE mic é um fantástico microfone direcional shotgun que capta voz, mas também sons de atmosfera.

Quase todos os meus vídeos são filmados com essa configuração simples. Você também pode considerar o uso de um tripé ou monopé para obter melhores resultados de vídeo, mas não é necessário. Eu normalmente não carrego um tripé completo comigo, mas eu uso um pod de gorila Joby com frequência.

Edite seus vídeos do YouTube

Existem infinitas maneiras de como fazer vídeos de viagem e editá-los, mas aqui está uma fórmula que eu uso e tem funcionado bem.

Como nota lateral, saber como vou editar meus vídeos também me ajuda quando estou filmando. Portanto, pode ser útil para você decidir como vai editar antes de começar a filmar.

Fórmula de edição em 4 etapas:

  1. Introdução  (cerca de 10 segundos): Os primeiros 10 segundos do seu vídeo são extremamente importantes. Se não for envolvente o suficiente, as pessoas deixarão seu vídeo. Capture a atenção dos espectadores com algo interessante ou diga a eles sobre o que será seu vídeo.
  2. Você logo marca (5 segundos): Em seguida, promova sua marca. Eu simplesmente uso meu logotipo e adiciono música a ele, mas outros têm uma introdução mais sofisticada.
  3. Corpo do vídeo : (3 – 8 minutos, ou pode ser mais longo): Este é o enredo do corpo do seu vídeo, a maior parte do conteúdo.
  4. Encerramento e Call To Action (cerca de 10 a 15 segundos): No final do seu vídeo, é uma boa ideia ter um call to action. Costumo pedir aos espectadores que cliquem em gostei (isso pode ajudar a aumentar a classificação de seus vídeos) e se inscrevam para vídeos futuros. Uma das maneiras mais eficazes de conseguir um call to action no final de um vídeo é falar, pedir aos espectadores que façam algo. Mas você também pode incluir um cartão final que você anota (faça isso inserindo-o em seu vídeo quando estiver editando).

Uma boa duração para mirar é de 3 a 10 minutos, mas você também pode experimentar vídeos de duração diferente. Eu tive vídeos mais curtos de 1 minuto se saíram bem, e vídeos mais longos de 15 minutos se saíram bem.

Para este guia de vídeos de viagem, não vou entrar nos detalhes da edição real. No entanto, é muito fácil de aprender, dependendo do software que você usa. Você não precisa se preocupar com efeitos especiais ou fazer nada muito extravagante, apenas se concentre principalmente em cortar partes que você não precisa e adicionar peças que você precisa para completar sua história.

Ferramentas de edição

  • Software de edição de vídeo : Existem muitos programas para editar seus vídeos. Eu uso  o Adobe Premiere , e outra escolha popular em Macs é o Final Cut . No entanto, existem até bons softwares de edição gratuitos como o Lightworks .
  • Voice Over : Gravar sua voz e sobrepô-la em vídeo é uma boa maneira de agregar mais valor e informações aos seus vídeos de viagem, mantendo seu vídeo interessante e envolvente. Leva tempo, mas vale a pena, especialmente em vídeos de estilo de destino.
  • Música : A música pode fazer ou quebrar um vídeo de viagem, então escolha sabiamente algo que se adeque ao clima, é importante. Mas tenha muito cuidado com os direitos autorais e use apenas músicas que você está licenciado para usar ou você. Eu usei muitas músicas isentas de royalties de Kevin MacLeod e Josh Woodward , que são gratuitas para usar e lucrar desde que você dê crédito ao produtor. Ocasionalmente, também compro músicas.
  • Sons de fundo naturais : Pela minha experiência, ao lidar com vídeos de viagem, muitas pessoas gostam de ouvir os sons reais do lugar. Ele adiciona à experiência do espectador do destino e da atmosfera. Portanto, se for apropriado, considere usar menos música e sons de fundo mais naturais. Aprendi isso com as pessoas comentando nos meus vídeos, dizendo que gostariam de ouvir os sons naturais de fundo. Outro ponto, ouça o que as pessoas estão comentando em seus vídeos.

Você criou seu vídeo, agora é hora de enviá-lo.

Envie seu vídeo para o YouTube

Depois de filmar e editar seus vídeos, é hora de enviá-los para o YouTube!

Para começar, eu sempre envio meus vídeos como “Privados”, para que eu possa dar todos os toques finais, como palavras-chave, descrições, títulos e anotações, antes de publicá-los ao público.

Isso também me permite agendar meus vídeos para serem publicados no momento exato em que eu disse aos meus inscritos que vou publicar.

Provavelmente não preciso mencionar isso, mas basta fazer login na sua conta do YouTube, clicar em upload no canto superior direito e simplesmente arrastar o arquivo de vídeo para a tela de upload. Em seguida, aguarde até que ele termine de carregar e processar.

Mas o trabalho não termina aqui…

Otimize seu vídeo para o YouTube

Fazer e editar um vídeo é apenas metade do trabalho… continue persistindo para otimizar seus vídeos, vale a pena a longo prazo.

Qual é o ponto de otimizar (YouTube SEO)?

Digamos que você tenha duas frases que significam a mesma coisa, como: “O que fazer em Bangkok” e “O que fazer em Bangkok”. Mas digamos que 10 vezes mais pessoas pesquisem uma das frases em vez da outra. Você não gostaria de saber qual frase é essa para poder segmentá-la com seu vídeo?

  • Pesquisa de palavras -chave : Brian Dean é um dos meus caras para obter informações atuais sobre SEO (Search Engine Optimization) e pesquisa de palavras-chave . E mesmo que ele normalmente fale sobre marketing de artigos, isso também se aplica ao SEO de vídeo. Você pode usar o  planejador de palavras-chave do Google  para pesquisar palavras ou frases específicas que tenham uma alta taxa de pesquisa e usá-las como palavras-chave principais. Exemplo de palavra-chave: “Estado indonésio”
  • Arquivo de vídeo : antes de enviar seu vídeo, se você já tiver escolhido suas palavras-chave relacionadas ao vídeo, você pode nomear seu vídeo e adicionar alguns metadados com suas palavras-chave a ele, antes de fazer o upload. Nomeie seu arquivo de vídeo: indonesian-sate.mp4 e faça o upload.
  • Título : para o título do seu vídeo do YouTube, o melhor é garantir que suas palavras-chave estejam no início do título (mas, dito isso, é importante que seu título seja atraente e faça sentido ao mesmo tempo). Exemplo de título: “Estado indonésio em Jacarta”
  • Descrição : em cada vídeo do YouTube, você tem uma caixa de descrição onde pode incluir informações sobre seu vídeo. É uma boa ideia incluir suas palavras-chave na caixa de descrição cerca de uma vez a cada 100 palavras. Eu normalmente tiro de 300 a 500 palavras ou mais nas minhas caixas de descrição de vídeo. Certifique-se também de incluir links para seus blogs, plataformas de mídia social e para onde quiser direcionar os espectadores.
  • Tags de palavras-chave : liste sua palavra-chave de destino como a primeira tag, mas depois enlouqueça adicionando sinônimos ou outras palavras-chave relacionadas que você possa imaginar.
  • Configurações avançadas : Qualquer tipo de configuração extra que o YouTube oferece para preencher os bastidores de um vídeo que você envia, faça isso. Adicione o local, a data de recodificação, a categoria etc. Não tenho certeza de quanto peso isso pode ter na classificação do vídeo, mas se o YouTube quiser que você faça isso, definitivamente terá algum benefício.
  • Imagem em miniatura : não tenho certeza se todas as contas do YouTube têm acesso para enviar miniaturas de vídeo personalizadas, mas se você tiver a opção, faça-o fielmente. Miniaturas de vídeo atraentes podem fazer a diferença nas pessoas que clicam no seu vídeo em vez de outras quando estão rolando pelo feed.
  • Legendas e legendas ocultas: Criar legendas de vídeo e legendas ocultas é uma tarefa muito demorada, mas pode ser uma boa ideia e aumentar sua audiência de acordo com o YouTube . Às vezes, crio legendas para vídeos que realmente quero classificar, mas como crio muito conteúdo, simplesmente não faço isso para todos os vídeos. É algo para você considerar.
  • Incorporar e vincular vídeos : Por fim, se você tiver um blog, certifique-se de incorporar seu vídeo em uma postagem de blog que pertença ao seu vídeo. Não só será útil para os leitores, mas também pode impulsionar o vídeo. Além disso, assim como o SEO para artigos, criar um link para o seu vídeo também é uma boa ideia.

Esse processo parece complicado, mas, na verdade, quando você pega o jeito, pode fazê-lo rapidamente e sem esforço, e fica muito mais fácil quanto mais você o faz.

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) não é algo que você precisa exagerar no marketing de seus vídeos no YouTube, mas é útil segmentar palavras que obtêm mais tráfego.

Como crescer seu canal do YouTube

A meu ver, existem 2 métodos principais de crescimento do seu canal que estão sob seu controle.

  1. Ganhe Inscritos : Inscritos são pessoas que se inscrevem no seu canal do YouTube e quando você publica um vídeo, eles são notificados e geralmente assistem aos seus vídeos publicados mais recentes logo após você lançá-los.
  2. Crie vídeos sempre verdes (SEO de vídeo) : conteúdo sempre verde são vídeos que se classificam bem quando as pessoas pesquisam no YouTube ou no Google e podem continuar a acumular visualizações ao longo do tempo. Esses vídeos atraem novos espectadores continuamente (dia e noite) e você sempre tem a oportunidade de convertê-los em inscritos. As dicas para criar vídeos evergreen estão resumidas na seção de otimização acima.

Digo “no seu controle” porque você pode fazer essas duas coisas para impulsionar seu canal do YouTube.

Outros métodos menos controláveis ​​para aumentar seus canais do YouTube estão fora de seu controle imediato.

No entanto, concentrar-se nas duas coisas mencionadas acima e melhorar a autoridade geral do canal e o tempo de exibição aumentará suas chances de fatores menos controláveis, como coisas como o YouTube promovendo seus vídeos como vídeos sugeridos ou até mesmo que um de seus vídeos se torne viral.

Coisas para fazer:

  • Tempo de exibição : o tempo de exibição é a quantidade de minutos que um espectador assiste a um vídeo e é um fator de classificação extremamente importante nos vídeos do YouTube. Por quê? Porque o tempo de exibição se traduz em engajamento, e o YouTube quer que as pessoas permaneçam no YouTube e continuem assistindo a vídeos. Se você puder criar vídeos de viagem que sejam envolventes e que tenham um tempo de exibição maior do que outros vídeos, seu vídeo provavelmente terá uma classificação mais alta do que vídeos sobre o mesmo assunto. Isso volta para a história, certo?
  • Agenda de vídeos : Quando comecei a aprender a fazer vídeos de viagem para o YouTube, me comprometi a publicar 1 vídeo por semana, às quartas-feiras às 20h, horário de Bangkok. Quando me aprofundei nisso, aumentei para 2 vídeos por semana, às quartas e domingos às 20h. Assim como um programa de TV, as pessoas voltarão (e se inscreverão) quando souberem sua programação de publicação e se você realmente fizer isso. Se você leva a sério a criação de vídeos para o YouTube, cumpra sua programação. Outro bônus de ter um cronograma é que ele se pressiona para fazê-lo – sem procrastinar!
  • Vídeo de introdução no canal : desde a introdução dos designs atuais do canal do YouTube, há um local para um vídeo de introdução onde um vídeo é exibido para aqueles que ainda não se inscreveram. Não tenho certeza da eficácia deste vídeo de introdução, mas é uma boa ideia ter um que se apresente e sobre o que é seu canal. Certifique-se de incluir uma frase de chamariz para clicar em inscrever -se para mais vídeos.
  • Listas de reprodução : as listas de reprodução são importantes e necessárias para todos os canais do YouTube e todos os seus vídeos devem residir em uma lista de reprodução, que é uma lista de vídeos com tema e categoria semelhantes. As listas de reprodução tornam mais fácil para os espectadores continuarem assistindo aos vídeos, e eles podem acabar assistindo toda a sua lista de reprodução de vídeos se estiverem engajados. Assim que publicar um vídeo, adicione-o a uma lista de reprodução.
  • Anotações e cartões : as anotações são caixas clicáveis ​​que aparecem quando você assiste a um vídeo do YouTube com uma mensagem. Você pode usá-los para pedir às pessoas que aprovem seu vídeo, lembrá-las de conferir seu blog ou que suas novas camisetas já estão disponíveis. Os cartões são um apelo à ação mais bonito, onde você pode criar um link para outro site a partir do seu vídeo.
  • Comentários : Novamente, o YouTube adora ver o engajamento, e quando seu vídeo recebe muitos “curtidas” e comentários, isso melhora o engajamento. Peça às pessoas que deixem um joinha e comentem em seu vídeo e, em seguida, certifique-se de fazer sua parte para responder o máximo que puder.

Se você seguir essas dicas e continuar publicando vídeos, tenho certeza de que seu canal do YouTube crescerá.

Conclusão

Juntamente com o início de um blog , a decisão de começar a fazer vídeos de viagens e comida para o YouTube e aumentar meu canal no YouTube foi provavelmente a melhor escolha que fiz em minha carreira online.

Neste guia sobre como fazer vídeos de viagem para o YouTube, analisamos um plano passo a passo sobre como você pode começar a fazer vídeos e expandir seu canal (e seus vídeos não precisam ser apenas sobre viagens, este guia trabalho para qualquer assunto de vídeo).

Não há dúvida de que dá muito trabalho. Mas a beleza de fazer vídeos, especialmente quando você tem uma plataforma como o YouTube para compartilhá-los, é que você tem o potencial de se conectar com milhões de pessoas de todo o mundo.

Não espere, comece a criar e contar sua história hoje.