A escolha entre o e-cpf A1 e o e-cpf A3 pode ter um impacto significativo na maneira que você utiliza o documento. Embora ambos tenham finalidades semelhantes, os tipos possuem distinções entre si – especialmente no que diz respeito à sua forma de armazenamento.
Para que entenda qual é a melhor opção e decidir qual é a alternativa mais adequada para você, neste conteúdo vamos responder às questões mais comuns sobre os tipos de certificados. Continue a leitura para entender!
O que é o e-cpf A1?
O e-cpf A1 é um certificado digital que é armazenado fisicamente no computador. Para que o usuário possa utilizá-lo, existem duas chaves criptografadas: uma privada e outra pública. A chave privada fica no computador e é protegida por um login, já a chave pública é enviada para Autoridade Certificadora, ou seja, AC.
Com isso, o sistema fornece uma maior segurança para os usuários e o certificado digital A1 dispõe de várias vantagens para os titulares, na qual a principal delas é a sua praticidade – visto que o mesmo pode ser utilizado de um computador.
Como funciona?
O certificado A1 é armazenado de modo eletrônico, ou seja, ele é emitido por meio da geração de um arquivo no computador. Se você pretende emitir um certificado digital A1, deve fazer isso com uma Autoridade Certificadora de confiança, como a Valid Certificadora.
O que é o e-cpf A3?
O e-cpf A3 é uma alternativa diferente do tipo A1, pois é uma mídia de armazenamento predeterminada, como token ou cartão. Isso possibilita que o usuário possa utilizar o documento de qualquer computador.
Nesse contexto, o certificado digital A3 é uma alternativa que fornece uma maior mobilidade para o emissor, pois permite que o titular do e-cpf assine documentos de modo seguro de onde estiver.
Como funciona?
O e-CPF funciona como um identificador de pessoa física, o que representa a identificação digital de um cidadão. O documento é armazenado em um tipo de mídia criptografada, como cartão ou token.
Entre o E-CPF A1 e o E-CPF A3, qual escolher?
A escolha entre o e-cpf A1 e o e-cpf A3 depende das suas necessidades e preferências pessoais, assim como também da usabilidade de cada um deles. Ambas as alternativas são seguras e práticas, mas possuem distinções que devem ser consideradas.
É válido considerar as vantagens de cada um deles, custo-benefício e possibilidades de cada um deles. Enquanto o certificado A1 possui validade de 1 ano, o A3 tem validade de 1 a 3 anos.
No entanto, caso necessário é possível escolher as duas opções de certificados. Assim, eles podem atender a diferentes necessidades e utilizar o certificado mais conveniente em cada situação.
Onde emitir e-cpf A1 e A3?
Uma das melhores opções para emitir seu e-cpf A1 ou A3 é a Valid Certificadora. A Valid é uma empresa que oferece certificados de diversos tipos – que incluem o A1 e A3. Para conferir os certificados disponíveis, basta acessar o nosso site.
A Valid Certificadora é uma Autoridade Certificadora confiável que preza pela segurança dos seus clientes, além de garantir a autenticidade dos certificados emitidos. A melhor parte é que a empresa também oferece um ótimo suporte técnico.
Ao escolher entre os certificados digitais, é importante considerar as suas preferências e necessidades. Visto que o e-cpf A1 é uma opção fácil e prática de utilizar e possui validade de 1 ano, ela é ideal para aqueles que desejam realizar atividades de curto prazo.
Já o A3 por contar com uma validade maior, ele é uma escolha melhor para quem deseja ou precisa de um certificado de longo prazo, além de possibilitar o armazenamento em um cartão ou token.