Qual é a diferença entre um painel solar e um painel fotovoltaico?

painel termico
painel termico

Quando falamos de energia renovável, muitas vezes ouvimos falar de painéis solares ou painéis fotovoltaicos. O funcionamento desses dois dispositivos depende inteiramente do sol. Apenas as técnicas de recuperação de energia solar diferem. Esta fonte de energia continua a ser muito vantajosa, pois é totalmente gratuita e inesgotável. Aqui está o ponto sobre esses dois tipos de painel.

O painel solar converte a radiação solar em calor

Instalamos um painel solar quando queremos aproveitar a água quente sanitária em uma loja de um cliente de material elétricos, a Portal Distribuidora. Às vezes também é usado para aquecimento. Em seu modo de operação, este modelo explora a radiação solar para convertê-la em calor. O painel capta o calor do sol para transmiti-lo ao transportador de energia (fluido de transferência de calor) que passa por tubos. O calor gerado então chega em um trocador. Este último é responsável por aquecer a água e acumulá-la em um tanque.

Antes de instalar um painel solar em sua casa, é imprescindível realizar um estudo técnico e econômico. Para isso, é aconselhável procurar os serviços de um profissional. Somente este último pode garantir se o painel solar térmico é adequado para sua casa.

O painel fotovoltaico gera eletricidade a partir dos raios do sol

Um painel fotovoltaico compreende as chamadas células sensoras de raios solares “fotovoltaicas”. A energia extraída dos raios será transformada em corrente elétrica. A eletricidade produzida está pronta para uso, mas também pode ser armazenada em baterias. Os painéis solares fotovoltaicos representam uma verdadeira solução ecológica para a produção de eletricidade. Não emitem gases de efeito estufa e os materiais utilizados são recicláveis. Além disso, este tipo de instalação garante uma longa vida útil. De fato, um painel fotovoltaico geralmente tem uma vida útil de até 30 anos.

Observe que é possível vender o excedente ou toda a energia gerada pelo seu painel solar fotovoltaico para a EDF. A revenda da eletricidade produzida pode lhe proporcionar uma renda regular por 20 anos.

Também neste caso, é importante recorrer a um gabinete de design para realizar um estudo técnico e económico. O especialista irá então estimar a quantidade de eletricidade que você pode revender.

Resumindo: o que diferencia um painel solar e um painel fotovoltaico

  • Um painel solar converte a energia solar em calor. É utilizado para água quente sanitária e para certos casos de aquecimento doméstico.
  • Um painel fotovoltaico converte a luz solar em eletricidade. É a solução mais econômica para atender de forma sustentável suas necessidades de eletricidade.

Em ambos os casos, é sempre imprescindível solicitar um estudo técnico e econômico. Existem muitos escritórios de projetos solares experientes na França. Seja qual for a sua escolha, eles irão acompanhá-lo em seus projetos. Será apenas necessário comparar as cotações de instalação para determinar os serviços e preços mais interessantes.

Como funcionam os painéis solares térmicos?

Diante de inúmeros desafios ambientais e do esgotamento dos recursos não renováveis, surgiram novas alternativas energéticas. São consideradas como energias renováveis, pois sua renovação é bastante rápida e feita de forma natural. A energia solar está entre as opções mais promissoras. Pode ser operado usando painéis: painéis solares. Este artigo irá lidar com painéis solares térmicos.

As origens do painel solar térmico

painel solar térmico é um dispositivo que recupera a energia produzida pela luz solar para transformá-la em calor. Esta tecnologia foi usada pela primeira vez em 1615, em particular através da bomba solar de Salomon de Caus. Durante os séculos seguintes, a técnica melhorou para dar origem ao primeiro aquecedor solar de água em 1910, na Califórnia. O interesse pela energia solar térmica desenvolveu-se ainda mais durante os anos 2000. De fato, grandes projetos de escala industrial baseados na energia solar térmica foram iniciados em alguns países.

É importante esclarecer que nem todos os painéis solares utilizam os mesmos métodos de produção de energia. Por um lado, há quem apele ao calor. Do outro lado, estão os painéis solares fotovoltaicos . Esses dois tipos de painéis são diferentes, pois o primeiro usa calor e o segundo usa luz solar.

Como funciona o painel solar térmico

Os coletores de raios solares compõem o painel solar térmico . As placas sobre as quais estão dispostas são fixadas nos telhados. Um trocador de calor é responsável por transmitir o calor captado dentro de uma rede doméstica de água ou aquecimento . Este princípio é o mesmo para qualquer painel solar térmico. No entanto, dependendo do tipo de sensor usado, a operação pode variar. Como tal, existem vários tipos de sensores:

  • Coletores planos envidraçados

Uma placa metálica preta que absorve os raios do sol compõe esses sensores. Está em contato com um dos tubos que contêm o fluido de transferência de calor. Um isolante é responsável por manter o calor nos tubos, enquanto o vidro de aço temperado garante a proteção da instalação. Além disso, esta vidraça proporciona o efeito estufa necessário para produzir ainda mais calor.

  • Coletores planos não vidrados

Seu modo de operação é semelhante ao dos modelos acima mencionados. No entanto, não apresentam grande resistência devido à ausência de proteção por uma janela. Estes sensores são utilizados sobretudo para o aquecimento de uma piscina.

  • Sensores tubários a vácuo

Eles consistem em tubos de vidro dispostos lado a lado. A absorção de calor é realizada através de uma placa de metal preta. Esses coletores são projetados sob vácuo para minimizar a perda de calor. Eles são amplamente aclamados em regiões com condições climáticas extremas. Para evitar que o fluido de transferência de calor congele ou superaqueça, é necessário investir em fluidos anticongelantes ou em um sistema de autodrenagem.

  • Sensores de uma peça

Esses modelos estão equipados com um tanque de armazenamento que também é fixado no teto. A única desvantagem deste sensor está no fato de o balão estar em contato direto com o ar externo. Isso leva à perda de calor mais facilmente.