Viajar por uns tempos, seja sozinho ou com amigos ou familiares, deveria ser motivo para relaxar e se desligar do mundo e dos problemas, mas sabemos que, na prática, não é isso que acontece. Então vamos te dar 18 Dicas para quando for viajar e deixar a casa vazia, para que você consiga ficar mais tranquilo durante sua viagem.
Pois ficar muitos dias longe de casa, geralmente, gera preocupação e estresse, por conta da segurança, já que a casa irá ficar vazia por muitos dias.
Mas, o que fazer então? Deixar de viajar e se divertir?
Claro que não, embora nenhuma medida de segurança irá garantir que não terá surpresas desagradáveis, por outro lado, algumas ações e estratégias podem, sim, evitar transtornos e dores de cabeça por conta de visitas indesejadas.
Pensando nisso, resolvemos dar uma mãozinha, para que possa desfrutar de sua viagem em total segurança e livre de preocupações, com algumas dicas importantes de segurança.
Então, papel e caneta nas mãos, anote esse check list, para acompanhar sempre que viajar e ter certeza de que nada ficou para trás ao sair de casa. E vale até conferir quantas vezes quiser, para que viaje mais seguro!
Dicas do que fazer na casa
- Não caia no erro de deixar as luzes da casa acesas durante toda a viagem, pois isso irá chamar a atenção do dia, indicando ausência de pessoas na residência.
- Uma dica, para quem pode, é instalar temporizadores em algumas luzes da casa, deixando-os programados para acenderem e apagarem, automaticamente, em um intervalo de tempo determinado. Por exemplo, uma dica é programar para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
- Se certifique de retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos, para evitar que se danifiquem em caso de sobrecarga elétrica, podendo causar, até mesmo, incêndios.
- Feche o registro de água.
- Não se esqueça de fechar também o registro de gás, seja do botijão ou do encanamento, evitando possíveis vazamentos.
- Quanto à geladeira, uma dica é se planejar para consumir todos os produtos da geladeira antes da viagem, deixando no congelador somente o que pode ser conservado, mantenha a temperatura média e não esqueça de conferir a validade dos alimentos para que não estraguem enquanto estiver fora, sem falar que, em caso de queda ou interrupção de energia, eles podem estragar e espalhar mal cheiro pela casa inteira. O ideal é consumir todos os alimentos e, antes de sair, deixar a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica.
- Não deixe de retirar todos os lixos da casa, deixando as lixeiras vazias, isso irá impedir mau cheiro e que insetos sejam atraídos por conta do odor.
- E não esqueça de, também, fechar todos os ralos, só deixando abertos os que dão vazão à água da chuva.
- Não esqueça de desligar a campainha, isso evitará que pessoas mal intencionadas a acionem em horários diferentes para verificar se alguém atende, ou seja, a campainha pode servir como um atestado de que não há ninguém em casa. Já, por outro lado, se desligar o toque, ficarão na dúvida se a campainha está com defeito, e não terão certeza de haver, ou não, alguém em casa.
- Jamais deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora, isso é um atestado de que não há ninguém na casa.
- E, claro, antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras.
- Jamais deixe dinheiro, jóias ou artigos de grande valor em casa, caso seja preciso, alugue um cofre em um banco.
- Feche todas as cortinas e persianas e as portas internas, para dificultar, ao máximo, o acesso de invasores.
Comunicação sobre a viagem
- Só comunique sua viagem à familiares e pessoas mais próximas, nem mesmo para todos os vizinhos deve-se contar, já que, até sem má intenção, podem comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento de pessoas erradas.
- Por outro lado, conte a um vizinho mais chegado, e o alerte para que não repasse a informação, mas é importante ter alguém vigiando a porta de sua casa, atento a qualquer movimento estranho. E, claro, deixe seu telefone de contato, caso ele tenha que avisar algo.
- Eleja alguém da família para que fique com uma cópia das chaves, principalmente se a viagem for por muitos dias. Peça para que recolha a correspondência, para que cartas e contas não fiquem acumuladas, chamando a atenção para a casa vazia.
- Evite divulgar nas redes sociais sua viagem e postar fotos enquanto estiver fora, pessoas mal intencionadas podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.
- E não esqueça de suspender a entrega de jornais e revistas durante sua ausência.
E é isso, agora é aproveitar essas dicas simples mas que, com certeza, podem fazer toda a diferença e ajudar a garantir uma viagem bem mais tranquila.