Você faz parte do time de quem acha que para viajar precisa ter muito dinheiro no bolso? Hum… então, precisa voltar para duas casas!
Passagens, estadias, alimentação, restaurantes, pontos turísticos… tudo isso, basta colocar no papel que, pronto, logo desiste de sua sonhada viagem de férias, não é mesmo?
A verdade é que existem formas de economizar e que podem fazer sua viagem sair bem mais barata e caber no seu bolso! Não acredita? Então, confira nossas dicas de como aproveitar suas férias viajando, mas sem prejudicar seu orçamento.
1. Na hora de comprar as passagens
Seja de avião, ônibus ou trem, nunca viaje sem, antes, pesquisar preços com antecedência, acredite, você pode se surpreender com algumas promoções ou descontos. Principalmente, se a viagem for de avião, é possível até contar com a ajuda de pontuações, como milhas, e conseguir baratear os preços de voos ou, acredite, até mesmo voar de graça!
2. Hospedagem mais em conta
Você prefere gastar dinheiro conhecendo e aproveitando um local ou torrando suas economias para dormir em um quarto de luxo? Então, procure economizar na hospedagem, preferindo acomodações mais simples, como albergues (ou hostels), e vale pesquisar descontos na internet, como cupom booking, por exemplo, que sempre oferece descontos inacreditáveis. Outra opção é alugar por temporada e até dividir com mais pessoas, ou ainda alugar uma casa ou apartamento inteiro.
3. Pesquise muito a programação
Antes de viajar é fundamental também saber o que o destino escolhido tem para oferecer de atrações, principalmente, gratuitas. Saiba quanto custa visitar os museus, se pode comprar uma entrada para acessar os principais pontos turísticos, se os locais são distantes de onde está hospedado, se vai precisar se locomover com o transporte público de um canto para o outro da cidade. Tenha tudo isso planejado, mas tenha sempre uma reserva para possíveis surpresas.
4. Melhores casas de câmbio
Caso sua viagem seja internacional, então, a primeira coisa a fazer para controlar o seu orçamento é conseguir uma boa taxa de câmbio na hora de trocar o seu dinheiro pela moeda local. A dica é evitar trocar tudo na primeira casa de câmbio que encontrar, opte por fazer uma pesquisa em outras regiões da cidade.
5. Economize diária do hotel
Acredite, uma boa forma de economizar em diárias de hotel ou albergue é optar por viajar de uma cidade para outra durante a noite, assim, estará economizando o dinheiro da diária.
6. Evite comer em restaurantes
A menos que sua viagem seja por motivos gastronômicos, procure economizar no item que acaba encarecendo muito uma viagem, que é comer em restaurantes. A dica é procurar preparar suas próprias refeições no hostel e buscar alternativas de baixo custo, quando quiser comer na cidade destino. Para isso, converse com moradores locais, que saberão indicar locais bons e baratos.
7. Valorize o transporte coletivo
Uma das principais dicas para quem pretende economizar na viagem é trocar o aluguel do carro ou o táxi pelo transporte coletivo e passeios a pé. Abuse de ônibus, metrô e até dos transportes alternativos, como as bicicletas. Descubra quais os serviços de transporte coletivo disponíveis na cidade.
E é isso, agora já sabe que pode economizar na sua viagem, ou seja, dá para viajer sem comprometer seu orçamento.