Quão complexo é o SEO (search engine optimization) realmente?

Afinal, o que é SEO?

Este artigo do blog não é sobre a duração do treinamento de um oficial de operações navais, mas sobre o esforço que é necessário para a otimização do mecanismo de pesquisa (Search Engine Optimization) do seu site. Ou seja: os recursos de tempo que você tem que investir para aparecer com o seu site o mais alto possível em buscadores como o Google.

As explicações a seguir das três etapas mais comuns para uma otimização de mecanismos de pesquisa bem-sucedida o ajudarão a avaliar melhor esse esforço.

Medida nº 1: encontre palavras-chave relevantes

O primeiro passo para uma otimização de mecanismos de pesquisa bem-sucedida é encontrar palavras-chave relevantes. Para isso, um amplo conhecimento do público-alvo e da concorrência é um pré-requisito indispensável, assim como um posicionamento claro da empresa. Somente assim medidas específicas podem ser tomadas e seguidas em uma seqüência posterior. Esta medida pode inicialmente ser realizada extensivamente, mas depois requer reajustes constantes e, portanto, é demorada.

Medida 2: otimização OnPage

A segunda medida diz respeito aos ajustes que podem ser feitos no próprio site. Isso inclui, em primeiro lugar, implementar as palavras-chave selecionadas no texto das páginas individuais do seu site e em outros elementos da página inicial. Como resultado, âncoras são definidas em seu site para o Google e Cia., Por assim dizer, o que permite uma melhor atribuição para pesquisar palavras de partes interessadas em potencial. A otimização técnica também é um pré-requisito para uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. É importante que esta não seja uma configuração única, mas sim uma reação constante a novas circunstâncias, como algoritmos alterados ou atualização da competição. Para ter uma vantagem relativa permanente sobre a concorrência aqui, é necessário aprendizado e implementação constantes,

Medida nº 3: Otimização fora da página

Como uma terceira etapa, a otimização fora do seu próprio site também é necessária. Pode ser, por exemplo, o número de links de outros sites para sua página inicial. Links de sites de alta qualidade que levam à sua página inicial têm um valor mais alto para o Google e Cia. Na maioria das vezes, no entanto, é melhor apresentar ao Google um aumento natural de links do que repentino. Consequentemente, esta medida também leva tempo e não pode ser implementada a curto prazo.

Conclusão

Como já ficou claro no texto acima, a otimização do mecanismo de pesquisa não é algo que pode ser feito rapidamente durante a noite – pelo contrário: a manutenção de longo prazo do seu site é necessária para o sucesso nos rankings dos mecanismos de pesquisa. Acima de tudo, a análise das otimizações definidas é importante para poder reajustar a qualquer momento e poder reagir às mudanças nos algoritmos dos motores de busca.

Google e companhia recompensam táticas e estratégias inteligentes de SEO que dão ao seu próprio site uma vantagem competitiva relativa sobre a concorrência – e é disso que se trata no final da história. É difícil estimar a duração exata em números. Os primeiros resultados geralmente só são visíveis após 4 a 12 meses.

Um ranking permanente em motores de busca como o Google só pode ser garantido por meio de uma manutenção cuidadosa do site. Nosso módulo de suporte de SEO é precisamente adaptado a esses requisitos e libera você de todo o trabalho nesta área. 

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